Como acertar na escolha da iluminação para o seu negócio

Como acertar na escolha da iluminação para o seu negócio

Como acertar na escolha da iluminação para o seu negócio

Escolher a iluminação ideal para o abajur do seu bidê ao lado da cama já traz dúvidas e preocupações. Qual a melhor lâmpada? Seria melhor uma iluminação geral ou mais direcional? Qual a melhor “tonalidade” para os meus olhos? Cor quente ou fria?

 

Agora, imagine quais as dúvidas que surgem ao determinar a iluminação ideal para uma indústria, por exemplo, ou para um aeroporto, uma igreja, um posto de gasolina ou um condomínio. Diferentemente da escolha para a iluminação do seu lar ou para ambientes menores, que tem muito mais a ver com design, decoração e gosto pessoal, a iluminação para o seu negócio possui até uma norma própria na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Achou burocrático demais ou desnecessário? Pois saiba que a existência dessas regras serve para assegurar condições visuais confortáveis, além de garantir segurança, saúde e um desempenho eficiente do trabalho, unindo tudo isso ao custo-benefício e à sustentabilidade. Contudo, apesar da leitura e entendimento da Norma ser de suma importância, um apanhado com as principais informações passadas de uma forma mais compreensível não seria de todo o mal, não é mesmo? Saiba aqui, portanto, o que é preciso levar em consideração na escolha da iluminação para o seu negócio.

Conforme o manual, a prática de uma boa iluminação para locais de trabalho vai além de oferecer uma boa visualização para que as pessoas realizem suas tarefas. Também é preciso que elas possam exercer suas funções facilmente e com conforto. Desta forma, de acordo com a Norma, a iluminação deve satisfazer os aspectos quantitativos e qualitativos exigidos pelo ambiente. O que isso quer dizer?

Quer dizer que uma boa iluminação deve garantir conforto, desempenho e segurança visual. Ou seja, deve proporcionar uma sensação de bem-estar, permitir a realização das tarefas de forma rápida e precisa, e possibilitar que perigos sejam detectados. Para que estes três tópicos sejam garantidos, é preciso pensar com carinho em seis principais parâmetros:

 

  • Distribuição da luminância

Este parâmetro tem a ver com o nível de adaptação dos olhos e, portanto, afeta o conforto visual. É preciso evitar luminâncias muito altas, que podem levar ao ofuscamento, contrastes de luminâncias muito altos, que causam cansaço dos olhos, luminâncias e contrastes muito baixos, que deixam o ambiente tedioso.

  • Iluminância

Este parâmetro influencia diretamente em como uma pessoa percebe e realiza a tarefa visual de forma rápida, segura e confortável. Portanto, a área da tarefa deve ser iluminada o mais uniformemente possível.

  • Aspectos da cor

Este parâmetro se refere às qualidades da cor de uma lâmpada, as quais caracterizadas por dois atributos: a aparência de cor da própria lâmpada e a sua capacidade de reprodução de cor, que afeta a aparência da cor de objetos e das pessoas.

  • Luz natural

De acordo com a Norma, este parâmetro pode fornecer parte ou toda a iluminação para execução de tarefas visuais. Contudo, a luz natural varia conforme o tempo e, consequentemente, a iluminação do ambiente interno também sofre mudanças. Por isso, é recomendado que uma iluminação suplementar seja fornecida, para garantir a iluminância necessária. Um sistema pode ser desenvolvido para garantir a integração apropriada entre luz artificial e a luz natural.

  • Manutenção

Este parâmetro ressalta a importância não somente do fornecimento dos níveis de iluminação recomendados para cada tarefa, mas também de como eles devem ser mantidos. A chamada iluminância mantida, portanto, depende das características de manutenção da lâmpada, da luminária, do ambiente e do programa de manutenção.

 

Como cumprir todos estes parâmetros na iluminação do meu negócio?

Conforme o engenheiro eletricista Rafael Pedreca, a escolha de um bom fornecedor é fundamental para que todos estes parâmetros sejam cumpridos e a expectativa do cliente final seja atendida. “O bom fornecedor é aquele que entende a demanda que lhe é solicitada e, sob estas circunstâncias, possui as habilidades técnicas necessárias para conceber um projeto luminotécnico de alta qualidade, bem como ofertar, produzir e entregar um produto de qualidade que atenderá todos os requisitos técnicos especificados”, pontua Pedreca.

 

Por que a HDA é uma boa escolha de fornecedor para o seu negócio?

A melhor opção em iluminação oferecida atualmente pelo mercado em custo-benefício é a iluminação LED. Isso porque, diferentemente das outras tecnologias, o LED libera toda a energia em forma de luz, garantindo eficiência luminosa e evitando o desperdício de energia elétrica. A economia gerada é de 75 a 95%. 

 

Agora, tendo conhecimento das normas trazidas pela ABNT para iluminação e sabendo da melhor opção disponível no mercado, é preciso buscar uma solução que atenda à demanda de criar um ambiente agradável, sustentável e seguro para o seu negócio. A empresa HDA, pioneira na fabricação de soluções de Iluminação LED, auxilia na escolha da iluminação para seu espaço comercial. Os produtos oferecidos são desenvolvidos conforme o local para o qual serão destinados, seja ele uma grande área externa, uma indústria, uma câmara frigorífica, um supermercado ou um aeroporto.

 

A empresa tem por objetivo entregar aos clientes o melhor, do melhor com o melhor. Em outras palavras, entregar o melhor produto para o projeto, produzido com componentes dos melhores fabricantes de todo o mundo, com o amparo do melhor time disponível no mercado de iluminação, seja engenharia, comercial e produtivo. Acesse www.hda.ind.br e saiba mais.