Como reduzir custos de energia na sua empresa

Como reduzir custos de energia na sua empresa

Como reduzir custos de energia na sua empresa

O que mais te dá dor de cabeça dentro da sua empresa? Para muitos, a resposta varia entre “as contas” e “as despesas que ela gera”. Para que uma companhia gere lucros, é preciso investir. Contudo, é preciso saber diferenciar o que é investimento e o que é gasto desnecessário, para evitar prejuízo. O salário de um bom funcionário é investimento. O salário de um funcionário que não rende é um gasto desnecessário. Adquirir um novo equipamento, que torne os processos mais ágeis e traga mais qualidade para os produtos e serviços, é um investimento. Uma manutenção que custou mais caro do que o próprio equipamento é um gasto desnecessário, que poderia ter sido evitado quando foi feita a pesquisa e a escolha do fornecedor.

 

Entre investimentos e gastos desnecessários, há também os gastos inevitáveis.

Nessa categoria entra, por exemplo, os custos da sua empresa com energia. Por menor que seja o seu empreendimento, ele vai gerar algum gasto com eletricidade e, por mais que ele seja um custo inevitável, ainda há como evitar que ele seja um gasto exorbitante e desnecessário. Com pequenas mudanças nos equipamentos e na rotina da sua empresa, as contas de energia podem reduzir significativamente.

 

Por exemplo, você pode incentivar os colaboradores a utilizarem o modo hibernar nos computadores e laptops. Este modo permite salvar o trabalho existente e continuar do mesmo ponto no dia seguinte. Outra dica é imprimir somente o necessário. Além de evitar o desperdício de papel e colaborar com o meio ambiente, seguir este conselho também ajuda a economizar a energia utilizada pela impressora e aumentar a vida útil do equipamento. Desligar os equipamentos que não serão utilizados por longos períodos também é uma ótima ideia: impressoras, scanners, luzes, ares-condicionados, máquinas de café, etc.

 

Além destes, há outro “equipamento” que consome energia e que passa muito tempo funcionando, uma vez que elas são as primeiras a serem ligadas e as últimas a serem desligadas: estamos falando das luzes. Elas são pré-requisito para realizar bem as tarefas e, por isso, há muitos pontos a serem considerados no momento de escolher a iluminação certa para o seu negócio. Ela deve garantir condições visuais confortáveis, segurança, saúde e desempenho eficiente do trabalho. Você pode ler mais sobre isso neste artigo. Pensando nisso, este “gasto inevitável” pode se tornar, na realidade, um investimento, uma vez que a iluminação certa pode trazer mais eficiência e qualidade para o seu negócio. Todavia, isso não quer dizer que é preciso gastar mais com energia. Pelo contrário: é preciso investir mais na iluminação para que, assim, seja possível gastar menos com energia.

 

Por isso, outra dica para reduzir os custos de energia na sua empresa é utilizar a iluminação LED. Diferentemente das outras tecnologias, o LED libera toda a energia em forma de luz. Isso garante sua eficiência luminosa e, além disso, evita o desperdício de energia elétrica gerando uma economia entre 75 a 95% no consumo energético em relação a outras tecnologias.

 

Apesar de seu custo ser um pouco mais elevado, o valor é recuperado a curto prazo. Como já vimos, a iluminação LED reduz significativamente o consumo de energia e, portanto, ajuda a economizar dinheiro. Além disso, a opção LED é muito mais ecológica e até 80% mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes e incandescentes. A economia pode ser vista também quando se percebe que não há necessidade de substituições frequentes. Uma lâmpada de LED pode durar 50 vezes mais que uma lâmpada incandescente comum - mais de 10 anos, uma vida útil de até 110 mil horas.

 

Além de escolher a melhor opção de iluminação, escolher um bom fornecedor deste serviço faz diferença. A HDA Iluminação, pioneira na fabricação de soluções de iluminação LED, prioriza a qualidade do produto, a sustentabilidade e o cuidado com as pessoas. Desde 2010, a empresa trabalha com iluminação LED e investe em pesquisas e parcerias para ampliar as soluções oferecidas ao mercado. Atuante em todos os estados brasileiros, a HDA é uma ótima opção de fornecedor para a iluminação que traz mais benefícios para sua empresa, em termos de qualidade e de custo-benefício.

 

Bônus: sustentabilidade

Economizar energia ajuda o seu bolso e também ajuda o meio ambiente. A iluminação LED, por exemplo, além de ser mais econômica, não contém mercúrio. Por isso, o seu descarte é bem menos prejudicial ao meio ambiente. Em sua composição, não são utilizados metais pesados e tóxicos, e 98% de seus materiais podem ser reciclados. Além disso, por possuir uma vida útil bem superior a outros tipos, não necessita de troca constante, o que diminui o consumo e a quantidade de descarte. Não tenha dores de cabeça com contas de energia exorbitantes e nem peso na consciência para com o meio ambiente.