5 passos para alavancar a sua carreira na indústria

5 passos para alavancar a sua carreira na indústria

5 passos para alavancar a sua carreira na indústria

Walt Disney já aconselhou: “Não deixe que os seus medos tomem o lugar dos seus sonhos”. Atualmente, contudo, crescer no mercado profissional não é apenas um sonho, mas uma exigência. O profissional que fica estagnado em uma mesma função, que não é pró-ativo e que faz somente o que lhe é pedido acaba por ser desligado hora ou outra.

 

Este perfil estagnado não é saudável nem para o mercado de trabalho e nem para o próprio profissional. Sentir-se amado, aceito e importante são as necessidades básicas do ser humano. Portanto, ir atrás dos sonhos, de crescimento, de mudanças e de evolução faz bem para o indivíduo e, consequentemente, para sua carreira e para o mercado.

Na indústria não é diferente. Esta atividade econômica tem por finalidade transformar matéria-prima em produtos comercializáveis, e utiliza, para isto, força humana, máquinas e energia. O setor de grande importância para o país, que atinge também outros países com a exportação, apresenta grande possibilidade de crescimento para os profissionais nele inseridos. Por isso, a HDA Iluminação LED preparou para você 5 passos para alavancar a sua carreira na indústria. Confira!

 

  • Crie sua rede de contatos

É comum ouvirmos muitas pessoas reclamando que não foram selecionadas ou promovidas mesmo tendo um ótimo currículo, porque o concorrente possuía indicações. Contudo, coloque-se no lugar do gestor: entre duas pessoas, ambas com ótimas formações e experiências, uma delas com ótimas referências, elogios e indicações, qual delas você contrataria ou promoveria?

Portanto, tenha em mente e aceite que “apenas” um ótimo currículo não é o suficiente. É preciso criar a sua rede de contatos, deixando uma boa imagem em toda e qualquer experiência que você passa.

 

  • Possua resiliência

No mundo da física, resiliência é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Adaptando o termo para o ser humano, é a capacidade de se adequar às mudanças e de superar períodos difíceis sem se deixar afetar por eles.

Encarar desafios faz parte da carreira profissional, e é preciso ser resiliente para vencê-los. A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não trabalhar bem sob pressão. É mais que educação, experiência, treinamento. O nível de resiliência determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é uma pessoa, mais forte e preparada ela estará para lidar com possíveis adversidades.

Diferentemente dos corpos do mundo da física, uma pessoa resiliente geralmente não retorna à sua “forma original”. Ela vê o lado positivo da situação, cresce e evolui com isso, se tornando cada vez mais capacitada e profissional.

 

  • Valorize e aprimore suas habilidades

Uma empresa de sucesso é aquela que sabe aproveitar o melhor de cada setor e da cada funcionário. Tentar “moldar” os profissionais, ou fazer com que eles sigam uma linha de produção, ou, ainda, querer que todos sejam iguais é caminhar para o erro.

Portanto, trabalhe a sua individualidade e mostre para a sua empresa no que você é bom. São as suas peculiaridades, características e habilidades que lhe fazem único e distinto das outras pessoas. Nelas estão o seu diferencial e o seu potencial de crescer na indústria.

 

  • Aceite críticas e sugestões

Saber quais são suas qualidades é essencial. Contudo, saber e aceitar os seus defeitos também é de suma importância. Por vezes, é difícil perceber erros próprios e é preciso que outra pessoa diga qual foi o equívoco. Aceitar e ir além disso, mudando e melhorando conforme o que lhe foi passado, é o segredo para alavancar sua carreira industrial.

Ser teimoso e “cabeça dura” não são características buscadas pelas empresas em candidatos para contratação ou promoção. Portanto, mantenha a mente aberta. Na indústria, há trabalhos individuais e tarefas que são feitas em grupo. No caso do segundo, e julgue sempre o seu trabalho antes de julgar o dos outros. Ouça o que os outros lhe dizem, filtrando, se necessário, mas tire proveito destas críticas e sugestões. Use-as em seu benefício para alavancar sua carreira.

 

  • Mude e se atualize

O principal desafio da indústria é aquele enfrentado por todos nos dias atuais: as mudanças. Elas não acontecem apenas de ano em ano, de mês em mês. São mudanças diárias, e que ocorrem também a cada hora, a cada minuto. O mundo está mudando cada vez mais e cada vez mais rápido. O pior erro que é se lamentar por isso e ficar estagnado.

 

Acompanhar essas mudanças e se manter atualizado é o segredo para crescer. Estude, leia, esteja atento às novidades, faça cursos e capacitações pensando não somente na empresa, mas em você. Arriscar e ousar também é preciso. As mudanças podem partir de você.