Boas práticas para aumentar a vida útil da iluminação LED da sua empresa

Boas práticas para aumentar a vida útil da iluminação LED da sua empresa

Boas práticas para aumentar a vida útil da iluminação LED da sua empresa

Existem diversas razões externas que podem causar a diminuição da vida útil LED dos equipamentos de iluminação, tais como o aumento de temperatura e a sobrecarga de tensão. Para evitar que isso aconteça você pode seguir algumas boas práticas que colaboram para aumentar a durabilidade do LED da sua empresa, como observar plenamente o guia de instalação/política de garantia do fabricante e realizar a manutenção preventiva periodicamente.

 

Os equipamentos LED foram criados como solução para iluminar ambientes com maior eficiência energética e mais economia. Em alguns casos, no entanto, a vida útil dos dispositivos de iluminação LED pode ser afetada por razões externas, como aumento de temperatura e a sobrecarga de tensão. Assim, para melhorar a durabilidade do LED, existem algumas boas práticas que podem ser aplicadas no dia a dia da sua empresa.

 

Os equipamentos de iluminação LED não costumam queimar fácil, ainda que algumas situações — como as citadas acima — possam levar a isso. O que ocorre com mais frequência quando falamos de dispositivos LED de baixa qualidade está relacionado a uma rápida redução do fluxo luminoso (ou emissão de luz). Essa diminuição é comum e ocorre em função da degradação dos componentes do equipamento. Porém quando tratamos de produtos de qualidade, como os desenvolvidos pela HDA, a depreciação do fluxo luminoso ocorre após longo período utilização. Dependendo do equipamento, a durabilidade pode chegar as 110 mil horas (à L70), uma vez que existe uma maior eficiência do LED.

Ao considerarmos que a iluminação está ligada à produtividade, qualidade e segurança dos colaboradores fica claro que problemas relacionados a eficiência do LED podem impactar nas rotinas de uma empresa. Falhas na iluminação podem causar acidentes de trabalho bem como influenciar os níveis de produtividade, seja por paradas excessivas para manutenção, redução do padrão de qualidade ou falta de concentração.

Isto posto, você deve estar se perguntando: quais são as boas práticas que posso aplicar para aumentar a vida útil iluminação LED na minha empresa?

 

A primeira ação está relacionada à correta instalação do equipamento de iluminação LED, visto que a instalação baseada em normas adequadas — seguindo as orientações do guia do fabricante — é essencial para o pleno funcionamento do dispositivo, bem como para conservação e segurança. Uma segunda boa prática diz respeito à política de garantia, já que algumas atitudes são necessárias para garantir a integridade do produto e a segurança do técnico responsável. São elas:

• Certifique-se que a rede elétrica possui aterramento e que ele esteja conectado à instalação do produto;
• Assegure-se de que a temperatura ambiente (temperatura de operação) nunca exceda às especificações do produto; e
• Lembre-se que o produto não pode ser coberto.

 

Outra ação para aumentar a vida útil da iluminação LED da sua empresa corresponde à manutenção preventiva e detectiva dos equipamentos. Essas práticas ajudam a prevenir acidentes, sobretensão, curtos-circuitos e aumento dos custos de produtos por diminuição da produtividade. Outra forma de garantir maior vida útil do dispositivo é estar atento para as especificações de conservação e limpeza elencadas pelo fabricante. Vale lembrar que a manutenção preventiva também auxilia na economia de energia, uma vez que é capaz de antecipar queimas e outros incidentes relacionados ao dispositivo LED.

Para colocar tudo isso em prática o técnico responsável deve ter conhecimento das NRs e NBRs pertinentes (NR-10, NBR 8995, NBR 10898, entre outras) dado que elas regulamentam as atividades relacionadas a iluminação. Além disso, é importante que as empresas desenvolvam a cultura da manutenção preventiva e detectiva, uma vez que os riscos aos trabalhadores bem como à empresa podem ser evitados e/ou corrigidos por meio delas.

 

Agora que você está por dentro das boas práticas para aumentar a vida útil LED na sua empresa, que tal descobrir 8 maneiras para diminuir o custo de manutenção ou  entender como otimizar o tempo destinado para essa atividade? Acesse o blog da HDA!