Como avaliar se a norma ABNT NBR 8995 de iluminação em ambientes de trabalho está sendo cumprida na sua empresa.

Como avaliar se a norma ABNT NBR 8995 de iluminação em ambientes de trabalho está sendo cumprida na sua empresa.

Como avaliar se a norma ABNT NBR 8995 de iluminação em ambientes de trabalho está sendo cumprida na sua empresa.

Há quem acredite que a Associação de Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) só existe para padronizar a formatação daqueles trabalhos que você fazia durante a escola, faculdade e especializações. Todavia, dependendo da profissão que você escolheu seguir e da sua inserção no mercado de trabalho, saiba que é muito provável se deparar novamente com outras destas normas. Pois é, a ABNT não existe somente para determinar as margens das páginas e o espaçamento entre as linhas de um texto.

Talvez o profissional da empresa que você contratou para projetar e instalar a iluminação da sua empresa não tenha lhe contado, mas existe, por exemplo, uma norma dentro da ABNT para assegurar condições visuais confortáveis, além de garantir segurança, saúde e um desempenho eficiente do trabalho. É a ABNT NBR ISO/CIE 8995, que se refere à iluminação em ambientes de trabalho, válida desde 21 de abril de 2013.

Você nunca ouviu falar desta norma, não sabe se ela norma está sendo cumprida dentro da sua empresa, e agora está preocupado com as possíveis multas que pode receber caso a iluminação do seu negócio não esteja seguindo as especificações da ABNT? Calma. Normas técnicas não são a mesma coisa que normas jurídicas.

Norma técnica é um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido pela autoridade competente, que fornece regras, diretrizes ou características mínimas para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto.

As normas jurídicas, por sua vez, são regras elaboradas pelo Estado, em sua maioria pelos Poderes Executivo e Legislativo, sendo obrigatórias a todos aqueles que se enquadram nas diretrizes da mesma, podendo gerar uma sanção imposta pelo Estado em caso de descumprimento. Elas têm como objetivo, dentre outros, regular condutas humanas, e devem seguir o devido processo legislativo para sua promulgação, conforme estabelece a Constituição Federal da República Federativa do Brasil de 1988.

Portanto, do ponto de vista jurídico, não se pode dizer que as normas técnicas são obrigatórias - havendo exceções. Contudo, não fique tão calmo assim. Apesar de não haver penalidades, o descumprimento dos parâmetros especificados na norma ABNT NBR 8995 podem afetar a saúde e o bem-estar de todos que trabalham na sua empresa.

Um projeto de iluminação bem feito, dentro das normas técnicas, garante a qualidade dos produtos e serviços prestados pela companhia, uma vez que o conforto visual está diretamente relacionado à produtividade da equipe. Assim como uma acústica inadequada, uma iluminação imprópria do ambiente pode prejudicar, inclusive, a saúde física e psicológica dos colaboradores.

Uma iluminação que segue as especificações da NBR 8995, por sua vez, também diminui consideravelmente os riscos de acidentes de trabalho. Isso porque um campo de visão claro vai muito além da estética: ele torna os ambientes muito mais seguros, permitindo perceber, de forma rápida, quando algo está errado ou em situação de perigo.

Percebe a importância de saber se a norma ABNT NBR 8995 está sendo cumprida na sua empresa? Caso o fornecedor que você contratou não tenha lhe informado sobre isso, podemos lhe ajudar! A leitura do documento completo da norma é importante, porém, neste artigo http://www.hda.ind.br/novo/blog/dicas/como-acertar-na-escolha-da-iluminacao-para-o-seu-negocio-6 você pode ler sobre os parâmetros de forma lúdica e resumida.

Se, após a leitura, ainda não tiver a certeza de que sua empresa está cumprindo as especificações da ABNT, a empresa HDA, pioneira na fabricação de soluções de Iluminação LED, disponibilizou, de forma gratuita, uma simulação de como iluminar sua empresa de acordo com a norma ABNT NBR 8995.

Nesta simulação, a HDA fará um projeto para o seu negócio. A sua empresa será reproduzida em formato 3D, para melhor compreensão da simulação. Será possível verificar qual a carga instalada necessária para sua companhia se adequar a norma. Por meio de cores falsas, também será permitido visualizar, de maneira geral, a quantidade de luz no ambiente. Um gráfico ponto a ponto irá demonstrar o quanto de iluminação terá em cada local após a instalação dos produtos de iluminação LED HDA. Informações como iluminância máxima, mínima e média serão demonstradas, visto que elas são pontos chaves para a adequação à norma.

Basta acessar hda.rds.land/simulacao-luminotecnica-para-adequacao-anbr-8995, preencher os dados para receber a simulação e ter, finalmente, a certeza de que a sua empresa está cumprindo a norma ABNT NBR 8995, garantindo condições visuais confortáveis a todos que nela trabalham, além de segurança, saúde e um desempenho eficiente do trabalho, unindo tudo isso ao custo-benefício e à sustentabilidade.