Como fazer a manutenção preventiva da sua iluminação LED

Como fazer a manutenção preventiva da sua iluminação LED

Como fazer a manutenção preventiva da sua iluminação LED

A redução de custos e a procura por uma cadeia operacional sem desperdícios são uma busca contínua para empresas de todos os setores. Em tempos de economia instável, essas ações se tornam ainda mais significativas. Entre as práticas que podem ser realizadas para garantir um orçamento mais enxuto está a manutenção preventiva que, quando bem aplicada, funciona como uma alavanca para que o negócio se mantenha competitivo no mercado.

 

No caso da iluminação LED a realização desse acompanhamento é imprescindível, uma vez que ele indica as condições reais do equipamento por meio da análise e identificação das tendências de falhas. Isso garante que todos os materiais e componentes permaneçam em bom funcionamento, evitando que trocas sejam realizadas em casos de defeito ou dano.  Vale lembrar que, independentemente do ambiente, a iluminação colabora com a segurança bem como contribui para a produtividade e conforto dos colaboradores.

Assim, a HDA separou algumas dicas de como fazer a manutenção preventiva da sua iluminação LED.

 

Manutenção preventiva e a limpeza do equipamento LED

Pode parecer fantasia, mas muitos produtos deixam de operar de maneira adequada ou param de funcionar por falta de limpeza apropriada. No caso de equipamentos de iluminação, dependendo do ambiente em que está instalado, a estrutura do dispositivo pode acumular sujeiras tais como poeira, óleo ou graxa.

Nesse sentido, um dos principais fatores a serem considerados na manutenção preventiva da iluminação LED diz respeito a higienização, dado que a falta dela pode ocasionar perda do fluxo luminoso, aumento da temperatura do aparelho, acréscimo no consumo de energia fazendo com que o projeto luminotécnico validado esteja fora de operação e até mesmo a queima do produto. Assim, para garantir o máximo dos equipamentos — seja em fluxo luminoso, eficiência e vida útil — é imprescindível realizar limpezas periódicas dos produtos.

 

Guia de ações

Inicialmente, para realizar a manutenção preventiva do equipamento de iluminação LED é importante certificar-se de que o produto está desconectado da rede elétrica e frio para o manuseio. A seguir — devidamente paramentado com os itens de segurança — siga as orientações vigentes do local para realização do trabalho e fique atento para as instruções de limpeza em cada componente dos produtos. Isso porque cada superfície ou componente necessita de um tipo de higienização diferente, confira alguns exemplos a seguir:

 

No caso de superfícies pintadas

Para realizar a limpeza dos equipamentos que possuem superfícies pintadas e que estão apenas empoeirados, é indicada a utilização de um aspirador de pó com escova macia; a aplicação de detergente neutro em água morna com um pano de microfibra macio e úmido; ou ar comprimido. Já nos casos em que o produto está muito sujo, com óleo ou graxa, também sugere-se a limpeza com detergente neutro. Qualquer que seja o método utilizado o equipamento pode ser enxugado com um pano de microfibra seco ou à temperatura ambiente.

 

No caso de superfícies de alumínio anodizado

Quando falamos na higienização de componentes de alumínio anodizado que estejam muito sujos, indica-se o uso de detergente neutro em água morna com um pano de microfibra macio e úmido. Para limpar a poeira dessa superfície, pode-se utilizar um aspirador de pó com escova macia, detergente conforme as especificações anteriores ou ainda ar comprimido. A secagem também pode ser feita com ar comprimido, com um pano de microfibra seco ou à temperatura ambiente.

 

No caso de superfícies em aço inox

A limpeza de componentes sujos em aço inox deve ser feita com ar comprimido ou detergente neutro em água morna. Já para retirar óleo ou graxa, sugere-se a aplicação de uma mistura de bicarbonato de sódio e álcool — a textura será parecida com uma pasta — com um pano de microfibra macio e úmido. Outra indicação é o uso de uma mistura de vinagre branco, bicarbonato de sódio e álcool  com  um pano de microfibra macio e úmido. Para secagem deve-se utilizar um pano, também de microfibra, seco.

 

No caso de superfícies em policarbonatos e plásticos em geral

Realizar a desinfecção desse tipo componente é muito fácil. Para retirar a poeira, pode-se aplicar detergente neutro e água morna em um pano de microfibra úmido ou fazer uso de ar comprimido. Já para eliminar manchas de óleo ou graxa, basta limpar a superfície com um pano macio embebido em água. O processo de secagem também é simples e pode ser realizado com ar comprimido, com a ajuda de um pano macio ou por meio da secagem à temperatura ambiente.

 

No caso de superfícies de vidro

As superfícies de vidro empoeiradas devem ser limpas com um pano macio embebido em água. Já em casos em que o componente está muito sujo,  sugere-e a utilização de um pano de microfibra úmido com detergente neutro. Para secar o vidro utiliza-se um pano macio e seco ou a superfície pode secar à temperatura ambiente.

 

Com essas dicas simples de higienização das superfícies que compõem seu equipamento, fica fácil realizar a manutenção preventiva de sua iluminação LED. A HDA prima por fazer componentes que facilitam esse trabalho, minimizando superfícies expostas, por exemplo. Ainda, é inegável que a matéria prima empregada pela HDA na confecção de seus equipamentos de iluminação LED é de alta qualidade, o que contribui para a execução das manutenções sugeridas neste artigo.

É importante ter em mente, sempre, que uma boa manutenção preventiva é garantia de uma iluminação apropriada em todos os setores e segurança para os colaboradores. Além disso, com esse acompanhamento é possível reduzir pausas e gastos relacionadas à manutenção corretiva, favorecendo os resultados do negócio.