Entenda o que é o Grau de Proteção IP

Entenda o que é o Grau de Proteção IP

Entenda o que é o Grau de Proteção IP

Ao elaborar um projeto luminotécnico existem diversos elementos que devem ser levados em consideração como a função que a iluminação irá cumprir, a reprodução das cores e a temperatura de cor adequada para cada ambiente, por exemplo. Além desses fatores, outro aspecto que não pode deixar de ser avaliado no momento da criação de um projeto de iluminação diz respeito ao grau de proteção oferecido pelo equipamento, especialmente em indústrias do segmento alimentício, metalmecânico e têxtil.

 

No caso de uma empresa do setor de alimento que precisa ser constantemente higienizada, muitas vezes com a utilização de jatos de água de alta pressão — os equipamentos de iluminação precisam contar com proteção ideal para que seja possível operá-los em condições seguras. Com intenção de identificar o nível de proteção para produtos eletrônicos foi criado o Grau de Proteção IP. No Brasil, esse índice começou a ser avaliado pela NBR 6146 e atualmente a norma vigente no país corresponde a IEC 60529, que apresenta os padrões internacionais. Tendo em mente a importância dessa medição, a HDA preparou este artigo para ajudar você a entender na prática o que é e como é definida a escala do Grau de Proteção IP.

 

O que é Grau de Proteção IP?

Como citado anteriormente, esse índice foi criado para identificar o grau de proteção para invólucros de equipamentos elétricos. Quando bem projetada, a proteção de um equipamento pode evitar que pessoas sofram choques elétricos/ferimentos e ainda impedir possíveis danos, que podem ser causados pela penetração de corpos sólidos ou líquidos, ao produto.

O Grau de Proteção IP — em que a abreviatura IP deriva do inglês index protection — normalmente é informado na ficha de especificações técnicas do produto e é composto pela sigla IP seguida por dois numerais. O primeiro dígito está relacionado com a proteção do equipamento contra a entrada de objetos sólidos estranhos como poeira, por exemplo. Esse primeiro número também apresenta o nível de proteção de pessoas contra o contato com partes perigosas do produto, conforme a tabela abaixo:

 

 

Já o segundo dígito refere-se à proteção do equipamento contra a infiltração de líquidos com efeitos prejudiciais, de acordo com a tabela abaixo:

Grau de Proteção IP na prática

Assim, sabendo que o grau de proteção de um equipamento é expresso sigla IP seguida por dois numerais, podemos partir para um exemplo prático. Tomando como amostra o grau de proteção IP66 da HDA 002 HP de 100W, podemos afirmar esse equipamento de iluminação LED é totalmente protegido contra poeira e contra jatos potentes d'água. Isso significa que esse equipamento pode ser instalado perfeitamente em ambientes sujeitos a gases, poeiras, vapores e pós não inflamáveis e em áreas que exigem higienização constante.

Vale salientar que a HDA garante um Grau de Proteção IP elevado para a maioria de suas linhas de produtos, em especial para as famílias HDA 01, HDA 002, HDA 003, HDA 005 e HDA 009, oferecendo grande resistência e excelente desempenho para aplicações industriais diversas. Para além disso, os equipamentos de iluminação LED são sinônimos de alta qualidade e proporcionam grande economia no gasto com energia elétrica. Agora que você compreende a importância do Grau de Proteção IP, saberá qual o melhor tipo equipamento de iluminação para seu projeto luminotécnico, considerando o ambiente e a necessidade de proteção a ser aplicada no local.