Menos estresse para aves, desenvolvimento de plantas e barreira contra insetos: conheça mais sobre as diferentes aplicações da luminária hermética LED

Menos estresse para aves, desenvolvimento de plantas e barreira contra insetos: conheça mais sobre as diferentes aplicações da luminária hermética LED

Menos estresse para aves, desenvolvimento de plantas e barreira contra insetos: conheça mais sobre as diferentes aplicações da luminária hermética LED

Descubra como o espectro luminoso e o comprimento de onda da luz contribuem para que esse equipamento entregue outras funcionalidades na indústria de alimentos.

 

Além de evitar contaminações, prevenir acidentes de trabalho e aumentar a produtividade dos colaboradores quando utilizada com espectro de luz especial, a luminária hermética LED possui características importantes para a indústria alimentícia.

Esse equipamento, conhecido por evitar a influência de meios externos com o meio interno, possui também versões com LEDs específicos nas cores blue, yellow e purple.

O espectro luminoso e o comprimento de onda dessas cores contribuem, por exemplo, com o relaxamento de aves para o abate, permitem o desenvolvimento de plantas cultivadas em estufas e áreas urbanas e evitam também a atração de insetos em barreiras sanitárias.

Neste artigo da HDA, conheça mais sobre essas características da luminária hermética LED, qual a função do espectro luminoso e do comprimento de onda e saiba também o equipamento certo que entrega todos esses benefícios.  

Luminária HDA 009 Hermética

 

Importância da luminária hermética LED

A luminária hermética é uma das opções mais demandadas em projetos luminotécnicos para a indústria de alimentos.

Esse equipamento evita que partículas de comida ou outras substâncias resultem em reações químicas indesejadas levando à ação microbiológica, que pode depreciar a qualidade dos alimentos bem como causar sérios danos à saúde do consumidor final.

Além disso, também possui alto grau de proteção IP e conta com corpo cilíndrico que facilita a limpeza e evita acúmulo de sujeiras.

 

LEDs específicos para outras aplicações

Somados a essas características, a luminária hermética oferece LEDs nas cores blue, yellow e purple com diferentes finalidades. Todos os benefícios que o produto entrega ocorrem por meio do espectro luminoso e do comprimento da onda – e não pela tonalidade da cor propriamente dita.

O espectro de luz visível (ou também chamado de ótico) é uma parte do espectro eletromagnético - que pode ser visto pelo olho humano - cuja radiação (luz visível) excita as células oculares e nos faz visualizar as cores. Ele pode ser subdividido de acordo com a cor: vermelho, laranja e amarelo nos comprimentos de onda longos e verde, azul e violeta para os comprimentos de onda mais curtos.

Dessa forma, as cores com onda mais curtas são voltadas para armadilha contra insetos ou ação germicida, por exemplo, enquanto as mais longas evitam aglomeração de insetos e contribuem para a visualização de câmeras de segurança.

A seguir, saiba onde as cores blue, purple e yellow facilitam o trabalho na indústria.

 

LED blue para amenizar o estresse na avicultura

A iluminação LED hermética blue é um equipamento que influencia positivamente no comportamento das aves. Isso porque o espectro de luz e o comprimento de onda produzem alterações comportamentais que podem causar menos estresse nesses animais.

O LED gera uma luz azulada que atua para evitar que os animais se debatam no momento que antecede o abate. Dessa forma, evitando perdas significativas que ocorrem devido à presença de hematomas e lesões das aves em momentos de estresse.

Estudos mostram que as aves têm sensibilidade à luz muito maior que a visão humana, sendo facilmente afetadas pela luz. Entretanto, isso muda quando a luz é de onda curta, como é o caso da azul, ajudando a mantê-las mais calmas e menos ativas.

Assista também a um vídeo sobre esse equipamento aqui.

 

LED purple para ajudar no desenvolvimento de plantas

A iluminação com LED para o desenvolvimento de plantas, frutas e hortaliças tem sido cada vez mais utilizada na agricultura comercial e para o cultivo em grandes viveiros ou estufas urbanas horizontais.

Essa prática tem ganhado força porque a fonte de luz do equipamento ajuda a ativar os principais sensores de uma planta, como clorofila (geração de energia), fitocromo (crescimento) e carotenóide (coloração). Dessa forma, é indicada para suplementação da luz natural ou até mesmo como substituição, em casos de estufas verticais urbanas.

A instalação da luminária hermética com LED purple pode ser feita de três formas. Uma delas é no topo da planta, que auxilia no ganho de energia. Também é possível fixar entre as plantas, já que as luminárias LED possuem baixa emissão de calor e podem ser aplicadas sem o risco de queimá-las.

Por fim, outro método é aplicar o equipamento em plantações verticais, sendo possível controlar o espectro e variá-lo, permitindo que a iluminação LED seja a única fonte de luz para a planta. 

 

LED yellow para evitar a atração de insetos

Ao contrário da iluminação blue e purple, o LED yellow possui ondas mais longas. Por isso, a luminária hermética yellow possui em sua composição espectro de luz diferenciado que ajuda a não atrair insetos, evitando sua presença no ambiente.

Sendo assim, bastante adequada para aplicação em áreas de barreira sanitária das indústrias – vestiários onde os colaboradores realizam a colocação do uniforme e higienização das mãos e membros antes de entrar no processo produtivo da empresa, evitando carregar insetos junto a si para dentro do ambiente de produção alimentícia.

Caso a iluminação não seja adequada e atraia insetos, existe a possibilidade desses parasitas serem carregados nas roupas dos funcionários e contaminarem os ambientes produtivos, representando problemas para a indústria e seus consumidores.

 

Saiba qual a luminária hermética certa para essas demandas

Todas essas características e vantagens estão presentes na família HDA 009 Hermética. Essas luminárias estão disponíveis com LED blue, purple e yellow e possuem corpo cilíndrico em acrílico de alta densidade, que proporcionam maior robustez para ambientes com troca de temperatura acentuada e processos de higienização intensos, conferindo durabilidade e praticidade no uso.

Diferentemente de produtos similares encontrados no mercado, a linha HDA 009 Hermética é altamente resistente à degradação e corrosão decorrentes das operações de higienização da fábrica. Apresentam também superfícies lisas e isentas de dobras, rugosidades, frestas e eventuais imperfeições que possam comprometer a desinfecção, tornando-se possíveis fontes de contaminação.

Seja pela facilidade de higienização, alta resistência ou por sua capacidade de adaptação em diferentes ambientes de temperaturas extremas, fica claro como a iluminação com produtos HDA 009 hermética são benéficos e vantajosos para a indústria alimentícia.

 

Conheça mais sobre as versões com LED blue, purple e yellow:

LED HDA 009 HERMÉTICA BLUE

LED HDA 009 HERMÉTICA PURPLE

LED HDA 009 HERMÉTICA YELLOW 

 

A HDA está oferecendo um serviço de consultoria em projeto de iluminação gratuito para a sua empresa. Nossos especialistas estão prontos para fazer uma análise do seu sistema de iluminação atual e apresentar os benefícios e economias geradas com os produtos HDA em LED.

 

Agende agora mesmo a consultoria.

 

Leia também: Saiba como iluminar corretamente indústrias alimentícias.