Qual a diferença entre lúmen teórico e o lúmen real?

Qual a diferença entre lúmen teórico e o lúmen real?

Qual a diferença entre lúmen teórico e o lúmen real?

O primeiro e mais importante critério para definir/elaborar um projeto luminotécnico diz respeito à sua função, uma vez que dependendo dela podemos definir qual tipo de luz deverá ser implementado no ambiente. Cada projeto deve levar em consideração, ainda, dois objetivos básicos da iluminação: a boa condição de visão relacionada à segurança, visibilidade e orientação em um ambiente fechado (esse objetivo está intimamente ligado ao bom desenvolvimento de atividades laborais e processo produtivo); e a ambientação do espaço por meio da luz, garantindo destaque de itens e superfícies predeterminadas.

 

Assim, com intenção de simplificar e assegurar a padronização das informações dispostas nos projetos de iluminação, algumas unidades de mensuração são utilizadas para medir a potência total instalada, o fluxo luminoso, o nível de iluminância e a intensidade luminosa, por exemplo. Além disso, são utilizadas as definições de lúmen teórico e lúmen real, dado que essa diferença pode impactar significativamente no projeto. Em dúvida sobre a diferença entre esses conceitos? Então, confira o artigo que a HDA preparou para ajudar você!

 

O que é lumen?

Para entender a diferença entre lúmen teórico e real é preciso, inicialmente, compreender o que é lúmen. Como você já deve imaginar, lúmen é uma unidade de medida usada para mensurar a luminosidade e sua unidade de medida é determinado nas embalagens dos equipamentos de iluminação pelas letras “lm”. Essa unidade padrão do Sistema Internacional de Unidades equivale ao fluxo luminoso dentro de um cone de 1 esferorradiano, emitido por um ponto luminoso com intensidade de 1 candela.

Em uma linguagem menos técnica, isso quer dizer que lúmen ajuda a definir a qualidade da imagem projetada bem como quanto um ambiente pode ser escurecido para garantir boa visibilidade. Na prática, quanto maior a quantidade de lúmens em um equipamento de iluminação, mais intensa é a luz que ele consegue produzir e melhor seu fluxo luminoso.

 

Lúmen Teórico x Lúmen Real

Tendo entendido o conceito de lúmen, chega o momento de partir para suas diferenciações. O lúmen teórico, como o nome pressupõe, é uma medida da produção teórica de uma luz. No caso de equipamentos de iluminação LED, o lúmen teórico é normalmente enviado pela fábrica e trata-se da especificação do emissor LED. Seu valor é calculado por meio do valor de um único LED e da quantidade de emissores LED dispostos no equipamento de iluminação.

O lúmen real, por sua vez, é aquele medido em condições reais. A medição considera a saída efetiva de um equipamento de iluminação e leva em conta as perdas térmicas, ópticas e elétricas, por exemplo. Nesse sentido, o lúmen real é uma representação superior da luz visível que é realmente produzida.

 

Equipamentos de iluminação LED e os lúmens

Agora que você sabe o que é lúmen e entende a diferença entre teórico e real, perceberá que os equipamentos de iluminação LED, como os produzidos pela HDA, detêm uma quantidade de lúmens significativamente maior do que as luminárias convencionais. Portanto, a combinação de alto fluxo luminoso e baixo consumo, faz com que os produtos LED de alta qualidade proporcionem grande economia no gasto com energia elétrica.

 

 

Dicas extras:

Diferença entre lúmen e Watt

Apesar de se complementarem, os conceitos são distintos. Enquanto o lúmen é a unidade de medida de luminosidade (lm) e é utilizado para calcular o fluxo luminoso, o Watt (W) é a unidade de medida de potência gerada na iluminação de um ambiente, a qual pode ser empregada para calcular o consumo de energia de uma instalação.

 

Conversão de Watts para lúmens

Não existe uma relação direta entre a potência consumida (W) e o fluxo luminoso emitido (lm). Entretanto, a eficiência luminosa do equipamento de iluminação pode ser verificada avaliando a relação de consumo versus a luminosidade gerada, utilizando a métrica lm/W. Vale salientar que nessa relação os equipamentos de iluminação LED têm excelente desempenho, uma vez que são itens que menos consomem energia.

 

Diferença entre lux e lúmens

Adicionalmente, outra medida deve ser utilizada no momento de elaborar um projeto luminotécnico. Como já apresentado, o lúmen é quantidade de luz medida através de um ponto emissor de luz e é fundamental para definir o fluxo luminoso. O lux, enquanto isso, diz respeito a incidência de luz de um ponto e ao nível de iluminância de um espaço.

Assim como Watt, lux e lúmen também se complementam. Isso porque, um lux é igual a um lúmen por metro quadrado (lux = lúmens/m2). Em essência, à medida em que a luz parte do emissor, ela se dispersa por uma área e dessa forma, a quantidade de lux em um ambiente pode se alterar conforme a distância que a luz viaja e do ângulo em que é dispersa. Portanto, é muito importante considerar ambos valores no momento de criar um projeto luminotécnico para que assim possa entregar um trabalho de qualidade, pautado nas necessidades do cliente final.