Saiba como otimizar o tempo de manutenção da estrutura de iluminação da sua empresa.

Saiba como otimizar o tempo de manutenção da estrutura de iluminação da sua empresa.

Saiba como otimizar o tempo de manutenção da estrutura de iluminação da sua empresa.

Saiba como otimizar o tempo de manutenção da estrutura de iluminação da sua empresa 

Em um mercado cada vez mais competitivo, manter um controle adequado sobre a manutenção da estrutura de iluminação é tarefa essencial para a sustentabilidade das empresas. Para aplicar essa estratégia, é preciso muita disciplina e cuidado com o cronograma.

Em um planejamento de controle de manutenção, todas as informações relevantes referentes à iluminação da companhia devem ser constantemente atualizadas. Controlar a iluminação vai muito além de monitorar o quadro de distribuição

Ao acompanhar efetivamente todos os processos da operação, fica mais fácil identificar custos que poderiam ter sido evitados e tempo que poderia ter sido otimizado. Para essa prática ser plenamente eficiente, portanto, nenhum processo da manutenção da estrutura de iluminação deve ficar de fora do controle.

 

Como controlar a manutenção da estrutura de iluminação?

Para realizar esse acompanhamento com praticidade, o ideal é montar uma planilha de controle de manutenção. Nela, todos os processos, tempo, custos e observações devem ser inseridos.

Tendo uma planilha atualizada, o controle de manutenção se torna uma atividade mais funcional e transparente. Confira abaixo alguns itens que devem constar nesse acompanhamento:

 

Vida útil

A manutenção preventiva da iluminação deve ser feita realizando a troca das lâmpadas de acordo com a sua via útil, mesmo antes de apresentarem falhas. Isso porque as lâmpadas depreciam seu fluxo luminoso ao longo do tempo, o que diminui a iluminância e prejudica na acuidade visual das pessoas. Se o fluxo luminoso estiver abaixo de 75% do valor nominal do projeto, a troca se faz necessária.

 

Limpeza

Além da troca das lâmpadas, a limpeza regular das luminárias também deve ser considerada a fim de minimizar a perda do fluxo luminoso.

 

Fiação Elétrica

É imprescindível para as empresa que se realize uma manutenção na fiação elétrica. A durabilidade deste tipo de fiação é estimada em, aproximadamente 30 anos. Quando as instalações elétricas estão defasadas, podem ocorrer pequenas falhas, como queda de energia, luz piscando, tomadas e equipamentos esquentando mais que o normal, queda dos disjuntores e até cheiro de queimado ou fumaça. Portanto, a manutenção destes equipamentos se faz necessária não somente para evitar prejuízos mas também para a segurança de todos.

 

Reatores

A substituição de reatores também é recomendada conforme a vida útil estimada. Mesmo que o reator não apresente falha, ele apresenta degradação, e quanto maior o tempo de uso, maior será a temperatura em operação do reator, levando a um consumo excessivo de energia.

 

Como otimizar

Os itens acima citados devem ser levados em consideração em qualquer estrutura de iluminação, lembrando que a manutenção preventiva é necessária independentemente do tipo de iluminação que é empregada na sua empresa. Contudo, a tecnologia utilizada para a confecção de produtos LED praticamente elimina a necessidade de manutenções constantes, aumentando a durabilidade do sistema. Isto porque as cúpulas utilizadas nesta tecnologia são produzidas com mecanismos que evitam a degradação fácil da pintura aplicada ali, ou mesmo o descolamento de algumas peças importantes na estrutura.

Além disso, para os técnicos que realizam a manutenção de iluminação, trocar lâmpadas feitas de vapor de sódio ou outros metais pesados é muito mais trabalhoso e até mesmo mais perigoso do que trocar equipamentos de iluminação LED. Isto porque os metais que estão dentro das lâmpadas convencionais, caso quebradas, podem entrar em contato com a pele e provocar ferimentos. Com a iluminação LED, substituir uma lâmpada é muito mais simples e seguro.

A HDA Iluminação, pioneira na fabricação de soluções de iluminação LED, trabalha com produtos que oferecem risco mínimo de acidentes, que são muito seguros e fáceis de instalar. Além disso, a Iluminação LED dura três vezes mais do que as lâmpadas convencionais. Desta forma, os custos e o tempo destinados para essas substituições são minimizados, permitindo que o orçamento seja redirecionado para outras melhorias, e que o tempo seja utilizado para aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos e serviços da sua empresa.

Em suma, é possível concluir que um sistema de manutenção da estrutura da iluminação é importante e indispensável para identificar onde estão os seus maiores gastos com tempo e custos, e assim fica mais fácil de planejar ações para minimizá-los. Contudo, a principal ação evidentemente é adotar a Iluminação LED, que não somente otimiza o tempo de manutenção, mas também economiza energia, promove mais segurança e sustentabilidade.