TM30: saiba o que é esse método de avaliação e reprodução de cores

TM30: saiba o que é esse método de avaliação e reprodução de cores

TM30: saiba o que é esse método de avaliação e reprodução de cores

TM30: saiba o que é esse método de avaliação e reprodução de cores

Visualizar as cores fielmente é essencial em diversos momentos do nosso dia a dia, seja como empresa ou consumidor. Isso porque, a reprodução de cores é fundamental em diversos segmentos da indústria como no setor metalmecânico ou têxtil, que precisa aplicar a mesma tonalidade em milhares de peças, por exemplo. O certo é que, independentemente do setor, iluminação é parte essencial no processo de reprodução de cores.

Assim, para ajudar os profissionais de iluminação no momento de classificar as fontes de luz conforme sua capacidade de reproduzir as cores existem diversos métodos, sendo o mais conhecido deles o Índice de Reprodução de Cores (IRC) ou Ra. Criada em 1965, essa métrica, que permaneceu inalterada por quase 40 anos, avalia a fidelidade de apenas quatorze cores (R1 a R14) em relação a uma fonte representativa de luz natural.

O índice de reprodução de cor tem seus valores determinados pela comparação da aparência das cores de um item com a aparência de uma fonte de iluminação específica, entretanto não considera outras qualidades do espectro de cores, como a gama e matiz.

 

TM30: um método mais eficiente

Com intenção de corrigir as falhas antes apontadas e substituir o IRC, um novo método de análise de cor — mais efetivo e moderno — entrou no mercado. Batizado de TM-30-15 ou simplesmente TM30, o novo recurso é resultado de uma ampla pesquisa desenvolvida pela mais importante e reconhecida instituição norte-americana em iluminação, a Illumination Engineering Society (IES).

O TM30 funciona como um sistema mais abrangente para avaliar efetivamente as propriedades de reprodução de cores de uma fonte de luz. Isso porque, ao invés de comparar apenas quatorze cores como o IRC, o TM30 é capaz de comparar o resultado de 99 cores. Além disso, o novo método fornece uma caracterização mais completa da cor, uma vez que não mede somente sua fidelidade (proximidade de uma referência), mas avalia a gama de cores (gamut area) e sua relação com o aumento ou diminuição da saturação.

O TM30 utiliza, também, cálculos específicos para medir mais dimensões da cor, que incluem a direção de mudanças de cor, mudanças no croma e informações sobre regiões específicas de matiz. O método oferece, ainda, formas de medir a preferência humana e o potencial de discriminação de cor.

Vale lembrar que mesmo mais moderno e eficaz o TM30 ainda não foi reconhecido pela Comission Internationale de l'Eclairage (CIE) como um método para substituir definitivamente o IRC.

Apesar disso, é consenso que este novo recurso veio para mudar a forma de avaliar a  reprodução de cores e para facilitar o dia a dia dos profissionais de iluminação.

 

A iluminação LED e a reprodução de cores

É notório que a cor de um objeto não depende unicamente de suas propriedades, visto que sua percepção varia de acordo com a iluminação aplicada sobre ele e de outros fatores, como sua reflexividade e da sensibilidade espectral do olho.

Nesse sentido, no momento de escolher uma iluminação adequada para valorizar um ambiente ou produto, é preciso considerar equipamentos de iluminação LED como os da família HDA 007 TRUECOLOR, produzidos pela HDA Iluminação LED. Esses equipamentos contam com cinco anos de garantia, vida útil de mais de 50 mil horas e emitem luz em um espectro de cores amplo, assim como uma fonte de luz natural (o sol). Dessa maneira, os equipamentos LED podem ser utilizados para avaliar a reprodução de cores em qualquer um dos métodos. Além disso, com a iluminação LED, objetos e locais tendem a apresentar suas cores autênticas, de maneira muito superior ao que fazem quando expostos a iluminação de lâmpadas fluorescentes.