Entenda como um projeto luminotécnico eficaz pode auxiliar na iluminação da empresa do seu cliente

Entenda como um projeto luminotécnico eficaz pode auxiliar na iluminação da empresa do seu cliente

Entenda como um projeto luminotécnico eficaz pode auxiliar na iluminação da empresa do seu cliente

Cada vez mais protagonista, a aplicação de luz em um ambiente vem chamando a atenção do consumidor. Saiba como elaborar um projeto com ainda mais qualidade.

 

O planejamento de um projeto luminotécnico vem ganhando cada vez mais protagonismo na hora de construir ou reformar um espaço. Isso porque, ao longo dos últimos anos, um comportamento do consumidor que está se acentuando é a atenção com a aplicação adequada de luz nos ambientes.

Em muitos casos, o projeto luminotécnico deixou de ser uma das últimas etapas a serem executadas em uma obra para figurar entre a prioridade para muitos clientes que querem harmonizar o ambiente com a eficiência da iluminação.

E como fazer um projeto eficiente e que faça a diferença no dia a dia do seu cliente? Reunimos nesse artigo uma série de dicas e informações técnicas que podem auxiliar você na hora de planejar todos os detalhes da aplicação de luz em um espaço, principalmente nos ambientes corporativos.

 

Benefícios de um projeto luminotécnico eficaz

Por que o projeto luminotécnico vem chamando a atenção do cliente?

Porque a tarefa de planejar a iluminação em cada espaço, analisando a função de cada ambiente, da quantidade de luz necessária para a atividade que ali será realizada e também realizando o cálculo do nível de iluminação para obter conforto visual traz uma série de benefícios. Entre eles:

  • Mais qualidade nos produtos e serviços prestados no ambiente;
  • Possibilidade de diminuição de custos com equipamentos e energia;
  • Garantia de bem-estar e segurança aos frequentadores do espaço;

Todas essas vantagens são obtidas quando o projeto luminotécnico é de qualidade, bem elaborado e dentro das normais técnicas.

 

6 dicas para elaborar um projeto luminotécnico de qualidade

Para construir um projeto luminotécnico mais assertivo para a empresa do seu cliente, é necessário que alguns pontos sejam observados com bastante atenção no momento da criação. São exemplos:

 

Siga a NBR 8995

Toda a eficiência no trabalho de projetar a aplicação de luz em um ambiente passa pelo atendimento ao regramento técnico. Neste caso, é a norma ABNT NBR ISO/CIE 8995, que se refere à iluminação em ambientes de trabalho, vigente desde 21 de abril de 2013. Ela precisa estar ao seu lado na hora de planejar um projeto luminotécnico.

Um projeto luminotécnico é extremamente recomendado para conferir atendimento às normas vigentes que garantem condições visuais adequadas e confortáveis a todos que trabalham em determinado ambiente, além de segurança, saúde, desempenho e eficiência na execução de tarefas, e quando concebido em LED, une os pontos anteriores ao um ótimo custo-benefício e sustentabilidade.

 

Escolha equipamentos de iluminação de qualidade

É fundamental que seu projeto considere a instalação de equipamentos de iluminação de qualidade. Neste contexto, qualidade significa atender o projeto da forma mais eficiente possível, com a menor potência instalada para se chegar no resultado desejado, além de produtos de vida útil prolongada, que garantem durabilidade e longevidade nos seus resultados propostos de iluminação.

Essa é a equação perfeita para o sucesso do seu trabalho e que certamente será reconhecida pelo cliente.

Nas luminárias, por exemplo, é possível contar com modelos com LEDs de alta potência, garantindo excelente resistência e desempenho, além de gerar maior economia em relação às tradicionais luminárias de lâmpada de descarga.

Ou seja, proporcionam menos consumo, mantendo a iluminação proposta no projeto por um longo tempo sem perder a intensidade luminosa, sem perda da cor emitida e garantindo uma vida útil maior.

Dessa forma, também eliminando a necessidade de manutenções constante, aumentando a eficiência do sistema e diminuindo os custos ao cliente. Os produtos em LED, como os da HDA, reduzem a necessidade de manutenção constante, permitindo mais durabilidade do sistema e reduzindo os custos.

Além disso, vale ressaltar que as luminárias em LED permitem mais segurança e são responsáveis por otimizar o tempo de manutenção da estrutura de iluminação. Explicamos mais sobre isso em outro arquivo, que você pode ler clicando aqui.

 

Considere a altura correta

Depois de escolher os equipamentos certos, lembre-se de considerar a altura adequada para as luminárias LED.

Isso é importante porque permite mais conforto visual e aproveitamento da luz emitida pelo produto. A instalação de luminárias LED externas da HDA é realizada a partir de 3 metros de altura podendo chegar a 35 metros no caso dos postes ou pátios logísticos, por exemplo.

 

Saiba a atividade realizada nos ambientes

Diferentes setores fazem parte do dia a dia da indústria, por exemplo. Por isso, para garantir uma boa iluminação, é importante conhecer mais sobre a atividade ali desenvolvida e quem são as pessoas que integram o setor.

Alguns locais podem exigir mais ou menos luz. Ou talvez precisam de uma iluminação mais ampla ou direcionada (leia mais no próximo item) ou também pode existir obstruções que interferem na eficiência da iluminação.

Uma empresa, dos mais diferentes portes ou segmentos, pode possuir também locais de difícil acesso, que sejam pouco frequentados (como a manutenção, por exemplo), mas que também merecem atenção para garantir segurança aos trabalhadores e uma iluminação adequada para a realização do trabalho.

 

Luz direta ou indireta?

O primeiro passo para aprimorar ainda mais o seu projeto luminotécnico é analisar se a melhor opção para o ambiente em questão é a utilização de luz direta ou indireta.

Isso porque a luz direta promove uma maior atenção a um determinado ponto especifico, concentrando o foco de luz em determinado objeto ou superfície. Esse recurso é muito utilizado quando pretende se dar um destaque especial para algum elemento, como uma obra de arte, quadro comemorativo da empresa, por exemplo.

Já a luz indireta se espalha pelo ambiente, oferecendo uma ambientação mais confortável, quase um tom de meia luz, sem um foco dirigido para iluminar. É uma opção considerada para aplicação em alguma superfície para rebater o fluxo luminoso, fazendo com que o reflexo da luz se espalhe pelo espaço.

 

Lembre-se da temperatura de cor

Essa é a uma das principais analises na hora de elaborar um projeto luminotécnico. A escolha certa da cor promove sensações diferentes em quem irá frequentar o local, como atenção, relaxamento, entre outros.

Um exemplo é a utilização de temperaturas de cores mais frias para aumentar a concentração e o foco em ambientes como industrias. Ou a utilização de temperaturas de cores mais quentes que dão a sensação de aconchego e conforto, especialmente voltada para em ambientes comerciais, por exemplo.

Para a indústria, por se tratar de um ambiente em que a atenção é fundamental, a temperatura de cor deve ser próxima ou acima de 5.000K, ou seja, uma luz neutra e mais fria, com tons em branco amarelado ou branco azulado.

 

Por isso, para uma temperatura de luz mais adequada para o ambiente, lembre-se da importância da escolha de equipamentos de iluminação de qualidade no momento da criação do projeto. São eles que levarão mais qualidade no dia a dia do seu cliente e serão sinônimos de confiança.

Explicamos mais sobre a temperatura de cor em outro artigo. Clique aqui e saiba mais.

Com todas essas dicas, fica fácil realizar um projeto luminotécnico eficiente e que represente em uma série de benefícios para o seu cliente, não é mesmo? 

Saiba também que a HDA é uma parceira nessa tarefa. Isso porque a empresa trabalha com luminárias com LED de alta potência, garantindo excelente resistência e desempenho, além de gerar maior economia em relação às tradicionais luminárias. Ou seja, oferecendo maior economia, eficiência, conforto, resistência, praticidade e durabilidade.

Conte conosco na hora de elaborar o seu projeto!