Grau de proteção (IP) e resistência de impacto (IK) em iluminação LED: entenda o que é e o que representa em uma luminária

Grau de proteção (IP) e resistência de impacto (IK) em iluminação LED: entenda o que é e o que representa em uma luminária

Grau de proteção (IP) e resistência de impacto (IK) em iluminação LED: entenda o que é e o que representa em uma luminária

Certificações internacionais, como IP e IK, contribuem para indicar equipamentos de iluminação mais eficientes e com alto nível de durabilidade, resistentes a temperaturas, jatos de líquidos, ambientes agressivos e com vibrações e impactos.

 

Os ambientes industriais exigem equipamentos de iluminação LED compatíveis com as mais variadas características do local e seus processos gerais de produção e higienização. De forma mais ampla, estes espaços podem ter temperaturas extremamente baixas, umidade alta e contar com jatos de água ou concentrações para processos de higienização nas mais variadas temperaturas e intensidades.

Por isso, um equipamento de iluminação precisa contar com essas e outras características para oferecer qualidade, resistência mecânica, proteção e que impeça o ingresso de partículas sólidas ou líquidas, comprometendo sua vedação e funcionamento. Mas como saber qual a luminária certa para atender às características da minha empresa?

Para ajudar nesta escolha, existem certificações internacionais que atestam essas qualidades e indicam, por exemplo, que o equipamento suporta bruscas temperaturas, poeira, umidade e jatos de água, além de ambientes hostis e quimicamente agressivos. Tratam-se de siglas e códigos que você precisa conhecer e saber identificar o que é.

Conheça neste artigo da HDA o que é o índice de proteção, os conceitos de IP e IK e suas diferenças, além de conhecer exemplos de luminárias com excelente índice de proteção para fazer o seu projeto de iluminação mais assertivo e com os produtos certos.

 

O que é índice de proteção para uma luminária LED

No momento de pesquisar e analisar um produto de iluminação, é provável que você tenha se deparado com algumas siglas, como IP65, IP66, IK04, IK08, entre outras.

Esses códigos representam padrões internacionais e indicam que esse equipamento segue as normas da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC). Dessa forma, garantindo que sejam produtos resistentes ao impacto (IK) ou ao contato com objetos sólidos e líquidos (IP).

Em geral, os melhores equipamentos de iluminação disponíveis no mercado são acompanhados dessas duas siglas.

Essas certificações ajudam a indicar qual é o produto ideal conforme a demanda da sua empresa. Se você precisa de uma iluminação externa, por exemplo, precisa de uma luminária LED com alto grau de proteção, conferindo resistência à chuva, vento ou até jatos de água.

Ao mesmo tempo, se o ambiente exige movimentação constante de equipamentos, pode ser que a luminária seja danificada com mais facilidade por conta de impactos e vibrações. Por isso, precisa ter uma boa certificação de IK para garantir ainda mais tolerância mecânica e qualidade ao produto.

 

Saiba mais sobre o grau de proteção IP

Como mencionamos acima, o IP indica o quão resistente é uma luminária contra sólidos ou líquidos. Quanto maior o grau de IP de uma iluminaria, maior será a sua resistência a penetração de sólidos mais tolerável a maiores pressões de jatos líquidos ela terá.

Em setores como a indústria de alimentos, por exemplo, essa certificação é imprescindível para garantir durabilidade frente ao processo de higienização agressivo praticado, indicando que a luminária tolerará estes processos sem afetar sua durabilidade. Essa certificação é atestada após o produto passar por minuciosos testes e suportar diversos fatores característicos de ambientes hostis, como o industrial.

O código segue uma tabela: quanto mais alto o número, maior será o grau de proteção. O primeiro dígito é referente à proteção contra sólidos, que varia entre a vedação até contra pequenas partículas de poeira.

Já o segundo número diz respeito à proteção contra líquidos, variando entre proteção apenas contra respingos leves ou até mesmo proteção total para submersão destes produtos, sendo este o grau máximo de proteção.

Confira abaixo o significado de cada número na classificação:

 

Primeiro dígito:

0 - Não protegido

1 - Proteção contra objetos sólidos com 50 mm de diâmetro ou mais

2 - Proteção contra objetos sólidos com 12,5 mm de diâmetro ou mais

3 - Proteção contra objetos sólidos com 2,5 mm de diâmetro ou mais

4 - Proteção contra objetos sólidos com 1,0 mm de diâmetro ou mais

5 - Proteção contra poeira

6 - À prova de poeira

 

Segundo dígito:

0 - Não protegido

1 - Protegido contra gotas que caiam na vertical

2 - Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15°

3 - Protegido contra borrifo de água

4 - Protegido contra jorro de água

5 - Protegido contra jatos de água

6 - Protegido contra jatos potentes de água

7 - Protegido contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos

8 - Protegido contra a imersão contínua em água

9 - Proteção contra a imersão (durante 1 m) e resistente à pressão

9K - Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão

 

Entenda o que é a resistência de impacto IK

O IK (índice de proteção mecânica) considera que o equipamento é resistente contra impactos e vibrações, ou seja, aquilo que não se pode prever. É eficiente para determinar a força da luminária contra quedas, marretadas ou atos de vandalismo, por exemplo.

A resistência de impacto também segue uma tabela que vai de 0 (sem nenhuma resistência) até 10 (resistência máxima). Naturalmente, quanto maior for o valor numérico do parâmetro em IK, maior será a resistência mecânica da luminária LED.

Dessa forma, durante os testes, que seguem padrões internacionais, o equipamento é submetido a marretadas. Ela é colocada em um pêndulo em um determinado ângulo e com o impacto, é possível saber qual é a sua resistência máxima.

 

Qual é a importância dessas certificações?

Essas certificações funcionam como um atestado da qualidade e durabilidade dos equipamentos que você pretende comprar para a sua empresa.

Com a ajuda das tabelas, que indicam o grau de resistência da luminária, por exemplo, fica mais fácil ir em busca dos melhores produtos que vão atender às necessidades do ambiente.

Por isso, luminárias com IP e IK elevados são as mais recomendadas no mercado. Isso significa que elas foram aprovadas com grau elevado em dois testes, tanto de sólidos e líquidos como de impactos.

 

Conheça luminárias com ótimos índices de proteção

Você sabe que uma área fabril demandará equipamentos resistentes. Quando falamos em indústria alimentícia ou frigoríficos, por exemplo, trazemos ambientes que demandam produtos com proteções elevadas, como IP69K e/ou IK09, contando com o grau máximo de proteção contra sólidos, líquidos e impactos. Estas siglas atestam que o produto tolerará os jatos de água ou vapores que fazem parte dos processos produtivos ou de higienização destes locais.

Um exemplo de produto com tal certificação é a família HDA 009 Hermética. Essa linha tem IP69K e IK09, que indicam elevado grau de proteção e alta resistência a impactos, jatos d’água fortes e utilização de produtos químicos pesados.

As luminárias também podem ser utilizadas em temperaturas baixas (a -20°, como equipamentos de iluminação LED herméticos para câmara fria) ou elevadas (até 40°), pois estes produtos contam com dispositivos que facilitam a troca de calor, mantendo o pleno funcionamento sem prejudicar qualquer componente. Desta forma, o produto pode ser submetido a grandes variações térmicas, como por exemplo um processo de higienização com água quente em um ambiente de congelamento, sem qualquer tipo de prejuízo ao seu funcionamento.

Ainda, contam com alças em Inox, sendo altamente resistentes à degradação e corrosão provenientes de quaisquer processos fabris e apresentam corpo cilíndrico, dificultando o acúmulo de sujeira e facilitando o processo de limpeza.

Quer conhecer mais sobre o produto? Assista aqui o vídeo e conheça todas suas funcionalidades.

 

O blog da HDA tem outros conteúdos relevantes para você saber mais e aplicar o conhecimento no projeto de iluminação para a sua empresa. Saiba também como reduzir custos de energia e como boas práticas para aumentar a vida útil da iluminação LED da sua empresa.